Metodologia Nomos

1) Assertivas que têm como resposta essencialmente a jurisprudência e a doutrina não são incluídas na lista. Nossa metodologia pretende elencar os artigos mais cobrados para que possamos estudar a lei seca, ou seja, a literalidade dos artigos. Tal circunstância é fundamental para concursos, tendo em vista que mais da metade das questões da 1ª fase cobram a literalidade do artigo. 2) Na tabela de cada lei há o grau de incidência dos artigos. Além da leitura da lei seca, recomenda-se que o aluno verifique os artigos mais cobrados e possa aprofundar na doutrina e na jurisprudência no seu estudo particular, pois os artigos mais cobrados em sua literalidade normalmente também são os mais cobrados do ponto de vista da doutrina e jurisprudência. Com as nossas tabelas, o aluno já terá a relação de quais artigos são mais cobrados para que possa dar maior atenção a eles no momento do estudo da doutrina e jurisprudência. 3) Na análise da incidência de artigos há sempre um grau de subjetividade pela nossa equipe de professores. Eventualmente, a literalidade do artigo pode concorrer para a resposta da questão, embora não de maneira exclusiva, ou seja, a jurisprudência e doutrina também seriam necessárias para a plena compreensão da resposta. Porém, nesse caso, se a literalidade for relevante para a resposta da questão, o artigo é incluído na tabela. 4) Vale destacar que a inclusão da assertiva na incidência do artigo se dá sempre que a literalidade do artigo se relacione de maneira relevante à assertiva da questão, ainda que não seja a resposta completa e exauriente. Lembre-se que o importante é estudar a literalidade dos artigos com mais incidência de modo que se possa acertar ao máximo possível questões de prova. 5) A nossa metodologia visa facilitar e melhorar o estudo da ‘lei seca’, ou seja, a literalidade dos artigos. Em outros termos, não visa a promover o estudo da doutrina e jurisprudência (embora, como já foi dito, a incidência de doutrina e jurisprudência se dá com maior ênfase justamente naqueles artigos mais cobrados, como regra geral). A contribuição da nossa metodologia para o estudo da doutrina e jurisprudência se dá justamente no fato de o aluno já saber a relação dos artigos mais incidentes para que possa estuda-los mais profundamente na parte da doutrina e jurisprudência. Sobre os simulados: 1- São baseados nas assertivas anteriores. 2- Baseados em cada assertiva cobrada referente a legislação escolhida como proposta de estudo! 3- Ressaltamos que, por ora, não se trata de simulados inéditos. Anotações: 1- A ferramenta se destina a auxiliar o aluno a colocar as anotações de cada artigo que entender pertinente. Como exemplo: algum trecho de doutrina ou informativo caso entenda necessário. 2- Busca ajudar na revisão de cada artigo, conforme amplamente destacado na metodologia acima descrita.


Você está a um passo de alavancar nos seus estudos para as provas objetivas de concursos públicos. Efetue sua assinatura optando pelo plano anual, semestral ou para ter acesso a todo conteúdo disponibilizado pelo Nomos Jurídico Isso te dará acesso ao conteúdo estatístico dos artigos mais cobrados, simulados e muito mais. Em nossa ferramenta de pesquisa, encontre os artigos mais cobrados do concurso almejado, filtrando por lei, ano, instituição e assunto. Serão listados todos os artigos com base em sua pesquisa e você terá acesso, após assinar o plano, aos enunciados de questões que já cobraram o teor daquele artigo estudado, que lhe ajudarão no entendimento da forma como o artigo estudado costuma ser cobrado pelas diversas bancas de concursos públicos. Não são incluídas Leis e Decretos Estaduais!!


O que é o NOMOS? Somos uma plataforma de estudo destinada a análise de incidência de artigos e súmulas nas provas. Nosso foco é encontrar uma forma de otimizar os estudos, entregando ao aluno respostas dos artigos/súmulas que possuem mais recorrência. Também há simulados a serem montados pelo aluno que poderá filtrar por lei. Nossa metodologia se baseia na análise de assertiva por assertiva a fim de encontrar a recorrência. Por fim, entregamos ao aluno a forma como aquele artigo foi cobrado pelas bancas.